terça-feira, 30 de abril de 2013




Em 1990 quando estudava o 2º grau técnico em publicidade, existiam alguns critérios de pontuação na instituição no intuito ajudar o aluno  melhorar suas notas finais o professor poderia acrescenta um ponto ao aluno caso não houvesse falta alguma e mais um ponto por participação e comprometimento durante as aulas e trabalhos.Técnicas de comunicação e Opinião pública foram matérias que gostei muito, uma em cada período lecionada pela mesma professora que tinha o seguinte critério:“Aluno ser assíduo , participativo e comprometido, é mais que sua obrigação, na realidade é um principio básico e não precisará de dois ponto por isso eu não darei”. No primeiro momento achei a professora uma arrogante, mas a maturidade me fez com tempo notar que existem princípios básicos para desenvolver  algo que estamos envolvidos, atingir nossos objetivos e sem qualquer necessidade de acréscimo além do cumprimento de nossas tarefas. A vida cristã é dessa forma, existe um principio básico que devemos ter sempre, a Fé, os frutos dessa atitude serão inseridos em nossas vidas única e exclusivamente pela fidelidade de Deus, não havendo necessidade de outros acréscimos.
 Se procurarmos em diversas fontes de estudos terá uma quantidade imensa sobre esse assunto e das mais diversas opiniões, os comentários abaixo foram expressões de  alguns desses estudos encontrados em diversas fontes que desejo compartilhar , pois há   embasamento bíblico que concordo como pratica de Fé.

O que é Fé?
Dicionário:  A primeira das virtudes teológicas, adesão e anuência pessoal a Deus e seus desígnios. Crença confiança.

Confiar:
    A Fé acompanha a absoluta abstinência de dúvida, ou seja, é impossível duvidar e ter Fé ao mesmo tempo.
    Há uma relação semanticamente com os verbos CRER, ACREDITAR, CONFIAR e APOSTAR. Os três últimos não necessariamente exprimiram o sentido de Fé, posto que possa embutir dúvida parcial como reconhecimento de um possível engano. Portanto se uma pessoa acredita, confia ou aposta em algo, não significa que ela tenha fé.
   A fé em muitos momentos esta vinculada as questões emocionais tais como, reconforto em momentos de aflição desprovido de sinais de melhora, relacionando-se a esperança.
   Algumas vezes, Fé significa compromisso numa relação com Deus. Nesse caso, a palavra é usada no sentido de fidelidade.
   Em outros momentos, Fé pode significar acreditar que Deus existe. Nesse caso significa apenas crença de alguém em Deus.
Todos os ensinamentos transmitidos por Cristo e seus discípulos constituem Fé (Gl. 1 : 7 –9) 1.7 o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo.1.8 Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema.1.9 Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema.. A fé Cristã baseia-se em toda bíblia como a palavra de Deus. Para ser aceitável a Deus é necessário exercer a Fé em Cristo Jesus, é isso que torna possível obter uma condição justa perante o Deus (Jo 3:16-18) 3.16 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.3.17 Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele3.18 Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. (Jo 14:6) 14.6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. (Jo 14:1-2) 14.1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.14.2 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.
Cremos, acreditamos, confiamos e apostamos nas verdades bíblicas mencionadas acima e devemos transformar isso em Fé .

   Se estivermos envolvidos em qualquer outro tipo de luta que não seja o combate da Fé, estamos na briga errada, não há necessidade de brigar com o diabo, Jesus já o derrotou. Combater o pecado?! Jesus é a cura para o pecado. O único combate que o cristão e convocado a travar é o da Fé, há inimigos e impedimentos que lutam contra nossa Fé e o maior de todos é a falta de compreensão da palavra, posso afirmar que todos os impedimentos contra a Fé estão centralizados na falta de conhecimento e discernimento da palavra de Deus.
A nossa Fé crescerá simultaneamente a medida que aumentar nosso entendimento da palavra de Deus (Rm. 10:17), se a nossa Fé não esta crescendo é em grande parte por não nos aprofundarmos em examinar as escrituras com mais profundidade e para  isso  necessitamos da presença do Espirito Santo dentro de nós, é ele que nos dará o discernimento, não o nosso intelecto.

Como obtemos fé?

    Segundo o apostolo Paulo a FÉ vem pelo aprendizado da bíblia (Romanos 10:17)  E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.
 A Fé Cristã não é apenas uma esperança de algo bom pode acontecer. Esperar algo é natural, e a fé cristã esta acima disso, a Fé Cristã se remete a uma pessoa que nos conseguiu uma nova vida. (Hb. 11:6) 11.6  De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
 (Ef. 1:15-13) 1.13 em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa;1.14 o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.1.15 Por isso, também eu, tendo ouvido a fé que há entre vós no Senhor Jesus e o amor para com todos os santos,1.16 não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações,1.17 para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele.
(Ef. 6:10-18) 6.10Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder.6.11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo;6.12 porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.6.13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.6.14 Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça.6.15 Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz;6.16 embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.6.17 Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;6.18 com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos.
 (IPe 5:8-10) 5.8 Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; 5.9 resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.5.10 Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar.

Abraão é considerado o pai da Fé não por suas suplicas e solicitações, a terra onde Abraão vivia , Ur dos Caldeus, era uma cidade próspera e de recursos em sua época,  por obediência  ele deixou sua parentela e foi para local o ordenado pelo próprio Deus. Abraão  priorizou a sua Fé e teve uma vida rica e abundantemente abençoada.

Deus te abençoe



Idílio Leonardo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário